Teatro é Profissão?


Claro que sim! Normalmente, se você não é estrela da Globo fica mais difícil convencer as pessoas de que sua profissão seja atuar. Muitos atores são reconhecidos sem terem se formado em artes cênicas, mas isto faz deles incompletos, pois a parte teórica oferecida pelas faculdades é essencial. O teatro é algo muito prático, por isso a parte teórica não é muito considerada. Entretanto, este exige experiência, seja ela vivida pelo ator, ou captada do mundo. A parte teórica proporciona o sentimento e a experiência que não foi vivida ainda. 
Recentemente estive pensando muito em qual curso pretendo me formar: se será cênicas, artes plásticas ou artes visuais. Fui dar uma pesquisada e resolvi compartilhar com vocês, já que a procura pelo teatro está se tonando cada vez mais frequente, mas muitos ainda não sabem do que exatamente o curso se trata. As pessoas se esquecem que teatro não é apenas prática e diversão, é necessário ralar e estudar muito pra se sobressair entre os exibidinhos que só querem aparecer. O curso de graduação de teatro divide-se em duas categorias: Bacharelado ou Licenciatura, possibilitando diferentes tipos de atuação na área.

Bacharel: possui habilitação em interpretação, que constituí todos os tipos de espetáculos teatrais, desde teatro de bonecos e de rua, performance e teatros infantil ou adulto. Pode-se incluir como área de atuação a televisão, cinema e peças publicitárias.

Licenciado: é constituído pelas atividades de ensino formais e informais, desenvolvidas nas escolas do ensino Fundamental e Médio das redes públicas e particulares e projetos relacionados à animação cultural sejam de cunho terapêutico ou social, sempre ligados a parte de ensino.

Como na maioria das áreas profissionais, quanto mais experiência no palco e cursos melhor será o desempenho. O curso de artes cênicas dura, em média, 4 anos, e sua grade curricular basicamente inclui:

  • Arte na Educação
  • Expressão Vocal
  • Improvisação Teatral
  • Teatro Infanto-Juvenil
  • Teatro de Animação
  • Dramaturgia
  • Caracterização
  • Danças Dramáticas Brasileiras
  • Prática de Encenação
  • Produção de Espetáculos

É indispensável que quem pensa em cursar cênicas sinta-se à vontade no palco, seja desinibido e possua um certa sensibilidade. Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, não obrigatoriamente você se tornará ator ao cursar cênicas. Ao fazer esta escolha, você poderá se tornar dublador, cenografista, produtor, diretor etc. É isso, pessoal! Eu gostei muito de pesquisar sobre isso, afinal é um assunto do qual gosto muito. Espero ter ajudado aqueles que pesam em cursar cênicas e simpatizantes desta arte. Devemos apenas lembrar que o ator nunca está pronto, pois este é um reflexo do mundo, e o mundo está sempre mudando. (acabei de inventar essa frase e gostei muito. rs)

fonte:http://www.guiadacarreira.com.br/



3 comentários :

  1. Lindo bianquinha :3, realmente ajuda, ainda mais preu, que como tu, estou indo para o terceiro colegial.. saber exatamente o que fazer é um pesadelo, mas isso ajudou, obrigado <3 e boa sorte
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Pedro. Pois é, essa coisa de faculdade é bem complicada. Obrigada por comentar e boa sorte pra você também, meu amigo.
      Beijos

      Excluir

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana