Top 5: Filmes Estrangeiros


Ando vendo muitos filmes ultimamente. Para essas férias, minha lista dividia-se em "Filmes Indies" e "Filmes Cults", num total de 30 obras. Ainda faltam 13. A questão é que meu pouco conhecimento de mundo está um tanto mais rico de tantos filmes que ando assistindo. E creio que isso seja algo muito bom. Fiquei pensando em maneiras de compartilhar minhas descobertas cinematográficas com vocês. Não seria muito interessante publicar minha lista (ao não ser que vocês queiram). Optei, portanto, em dividir os filmes em algumas categorias e postar de quando em quando minhas observações. Sei que "Top 5's" não são coisas muito originais, mas como teste, creio que seja uma ideia bem legal. A seguir, então, confiram os 5 melhores filmes estrangeiros (na minha opinião, claro. rs).

1. Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain - (França)



★ ★ ★ ★ 

Não há dúvidas de que este é o filme mais conhecido desse post, por isso o coloquei em primeiro. Aliás, ele possui todo o mérito para ser ter popular. Filme doce e singelo, com uma trilha sonora apaixonante. 

Sinopse: Com poesia e bom humor, a história fala da pequena Amélie, uma garota parisiense que é criada pelos pais longe do convívio de outras crianças. Quando cresce (agora interpretada pela ótima Audrey Tatou), a jovem esperta de expressivos olhos escuros chega à conclusão que seu “fabuloso destino” é simplesmente praticar o bem para as outras pessoas. Porém, como seu convívio social sempre foi muito restrito, ela se percebe tímida demais para cumprir sua missão. Mas buscará caminhos alternativos – e divertidos – para efetivá-la.



Ficha Técnica:
Nome em português: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Ano: 2001
Gênero: Romance
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Guillaume Laurant, Jean-Pierre Jeunet
Elenco: Artus de Penguern, Audrey Tautou, Dominique Pinon, Mathieu Kassovitz, Maurice Bénichou, Rufus, Urbain Cancelier, Yolande Moreau
Trilha Sonora: Yann Tiersen






2. Die Welle - (Alemanha)


★ ★ ★ ★ 


Já vi esse filme milhões de vezes e nunca me canso. Não tenho dúvidas de que "A Onda" faça parte dos meus filmes estrangeiros favoritos. 

Sinopse: Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.


Ficha Técnica;
Nome em português: A Onda
Ano: 2008
Gênero: Drama
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth
Elenco: Christiane Paul, Cristina do Rego, Frederick Lau, Jacob Matschenz, Jennifer Ulrich, Jürgen Vogel, Max Riemelt
Trilha Sonora: Heiko Maile



3. Vi är Bäst - (Suécia)




★ ★ ★ ★ 

Vi esse filme semana passada e já entrou para os meus preferidos. Singelo e divertido. 

Sinopse: 1982, Estocolmo, Suécia. Bobo, Kiara e Hedvig são garotas entre 12 e 13 anos que vagam pelas ruas da cidade. Corajosas, confusas e estranhas, elas têm que aprender muito cedo a tomar conta de si mesmas. Elas decidem começar uma banda punk sem ter nenhum instrumento, mesmo com todos dizendo que o estilo está morto. O filme marca a volta de Lukas Moodysson ao clima naturalista de seu primeiro grande sucesso, Amigas de colégio, depois de uma fase de filmes densos e experimentais como Para sempre Lilya. Inspirado em uma graphic novel da ilustradora Coco, esposa do diretor. 




Ficha Técnica:
Nome em português: Nós Somos os Melhores
Ano: 2013
Gênero: Drama, aventura
Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas e Coco Moodysson
Elenco: Mira Barkhammar, Mira Grosin, Liv LeMoyne




4. Bacheha-Ye aseman - (Irã)



★    

Esse eu vi na escola quando estava no ensino fundamental, e nunca me esqueci. Lindo e triste demais. É provável que você chore.

Sinopse: Ali (Amir Hashemian), um humilde garoto de nove anos, leva os sapatos de sua irmã Zahra (Bahare Seddiqi) ao sapateiro para serem reparados, mas acaba por perdê-los no caminho de casa, ao fazer compras no mercado. Por sua família não ter dinheiro para comprar outro par _ eles são uma família pobre do Teerã _ e temendo uma punição, Ali e Zahra resolvem manter a situção em segredo. Eles então inventam um esquema para compartilhar o par de sapatos do menino, o único disponível: Zahra usa os calçados pela manhã e os devolve ao meio dia, para que seu irmão possa frequentar as aulas à tarde. Esse plano desconfortável conduz a uma aventura atrás da outra na tentativa de esconder o plano de seus pais e professores, assistir às aulas e cumprir seus deveres. Ali descobre e se inscreve numa corrida com crianças de alto nível na qual o prêmio para o terceiro colocado é um par de sapatos novinhos


Ficha Técnica:
Nome em português: Filhos do Paraíso
Ano: 1998
Gênero: Drama
Direção: Majid Majidi
Roteiro: Majid Majidi
Elenco: Mohammad Amir Naji, Amir Farrokh Hashemian, Bahare Seddiqi, Nafise Jafar-Mohammadi, Fereshte Sarabandi




5. Medianeras - (Argentina)


★ ★ ★ ★ 

Delicado, singelo e muito inteligente. A estética desse filme é simplesmente perfeita. Talvez eu goste mais disso do da própria história.

Sinopse: Martin (Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Web designer, meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É através da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna numa grande cidade.

Ficha Técnica:
Nome em português: Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Ano: 2011
Gênero: Drama, Romance
Direção: Gustavo Taretto
Roteiro: Gustavo Taretto
Elenco: Javier Drolas, Pilar López de Ayala, Inés Efron, Carla Peterson



Espero que tenham gostado. Logo virão mais Top 5. Se você tiver alguma sugestão de Top 5, ou postagens em geral, comente! Sua opinião sempre é bem vinda!

Fontes:
www.adorocinema.com
www.cineclick.com.br

2 comentários :

  1. Adorei as dicas de filmes, fora o primeiro ainda não vi os outros.
    o blog ta top! ;)

    http://azulejoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana