10 Livros para 2015


Já faz um tempo que não escrevo. Viajei no natal e só pude voltar pro blog hoje.
Esse é um tipo de postagem a qual não costumo fazer, mas adoro ler quando outras pessoas postam. Então porque não escrever para que outra pessoa leia? Enfim... Essa é a minha lista de 10 livros para ler em 2015. Não coloco fé de que conseguirei cumprir a meta, mas ano novo serve para fazermos projetos, mesmo que não consigamos cumpri-los. Penso também em fazer uma lista de filmes para 2015.

Aliás, aqui vai uma estranha confissão: eu estava agora assistindo uns vídeos da Bárbara do canal Letras de Batom, o qual curto bastante, e por isso resolvi fazer essa postagem. Até aí tudo bem, a questão é que enquanto escrevo esse post, sinto uma certa dificuldade em me expressar. É estranho. As palavras sempre foram suficientes, mas como pseudo atriz isso é relativamente impossível. Todas essas reviravoltas para dizer que estou considerando a ideia de criar um canal no Youtube. Não sei se conseguiria me adaptar, mas pode ser uma alternativa. Ainda estou trabalhando essa ideia.

1. Precisamos falar sobre Kevin (Lionel Shriver)

Desde que assisti ao filme, essa se tornou talvez a minha maior aquisição literária. (O problema é que em todas as livrarias, vende-se somente o livro com a capa do filme. Eu simplesmente odeio capa de filme, pois tira toda a magia do livro. Essa capa aí do lado é a original e é linda, então se alguém souber de algum lugar que esteja vendendo com essa capa, me avisa. rs)
Quem viu o filme vai me entender quanto a genialidade do enredo. Este descreve a problemática relação entre uma mãe e seu filho, que passa a demonstrar o quão frio pode ser. 



2. Eu sou Malala (Malala Yousafzai)

A Malala é a menina de 16 anos que ganhou o Prêmio Nobel da Paz recentemente. A história dela está sendo muito repercutida, pois ela foi baleada pelo Regime Talibã e sobreviveu. Gosto muito de biografias, pois acho que as pessoas podem ser tão interessantes quanto suas obras e estive bem envolvida com esses temas do Oriente Médio por causa da escola. Na verdade, já comecei a ler esse livro. Ganhei de presente da minha queridíssima amiga Giovana, mas como ainda não terminei, resolvi deixá-lo na lista de 2015.





3. Laranja Mecânica (Anthony Burges)

Bom... acho que todo mundo conhece essa história ou, pelo menos, já escutou sobre. O enredo conta sobre um jovem que vivia de saques, estupros e violência e que é usado como "cobaia" para uma espécie de lavagem cerebral. O filme, obviamente, já assisti e acho extremamente genial. Ultimamente li que o livro é melhor que o filme (como sempre) por estar na primeira pessoa e você se sentir na mente complexa do Alex. Talvez esse seja o principal motivo para querer ler, não sei... E essa edição é extremamente atraente, por assim dizer.rs



4. Mulheres (Charles Bukowski)

Como disse anteriormente, assisto muito aos vídeos da Bárbara do canal Letras de Batom e ela despertou em mim um desejo profundo por ler Buk. Acredito que apenas lendo poderei dizer se me atrai ou não essa temática do "submundo", mas acho que cansei de ler livros bobos, sinceramente. rs Estou procurando por livros mais complexos e que me acrescentem algo. Não sei porque, tenho certeza de que este será o caso de Bukowski, 


7. Clube da Luta (Chuck Palahniuk)

Acho que este é o mesmo caso de Laranja Mecânica: achar o filme genial e querer aquela história dentro de você de modo mais completo. Para quem não conhece, o enredo conta sobre um homem cheio de insatisfações com a sua vida que sofrerá transformações internas ao conhecer Tyler. Meu tio disse que Clube da Luta "não é filme pra mim". Não entendo como ele pode estar certo se o filme só me acrescentou positivamente e não me deixou desconfortável em nenhum momento, como foi o caso de Laranja Mecânica. 



6. On The Road (Jack Kerouac)

Eu não sei muito sobre esse livro, mas assisti um filme com o mesmo nome. O que sei é que conta sobre esses jovens que resolvem cair na estrada por algum motivo. Gosto muito dessa temática, pois ser "mochileira" é algo que eu realmente quero ser durante algum momento da minha vida. Esse lance de coletar histórias por onde se passa é genial! Além disso, recebi muitas indicações de pessoas as quais admiro intelectualmente, como o meu querido amigo Felipe.  Espero que esse livro não me decepcione. 





7. Revivente (Ken Grimwood)


"Revivente" fala sobre um homem de 43 anos fracassado que, repentinamente, acorda em seu quarto de faculdade com 18 anos novamente. A grande questão do livro é se ele tomará as mesmas decisões ou se mudará completamente seu futuro. Convenhamos... esse nome é ridículo e o enredo é muito clichê. Porque o livro está na lista então? Bom... como já disse, a arte da capa é algo que me atrai muito e por causa dessa capa, passei algumas horas na Livraria Cultura provando das primeiras páginas e... Pronto! Entrei na história e resolvi comprá-lo. Ele está aqui na minha estante há alguns meses esperando para ser lido definitivamente.


8. Manifesto do Partido Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels)

Outra indicação do Felipe e mais uma vez um livro já iniciado que lanço para 2015. Acho que não preciso falar muito sobre o enredo pois já dá pra iaginar do que se trata apenas pelo nome. É um livro muito interessante e que exige certo comprometimento. No meu caso, gosto de grifar e anotar coisas nas margens, talvez um bom motivo para não emprestar e pegar livros emprestados.




9. A Profecia Celestina (James Redfield)

Quem me conhece e acompanha o blog, sabe que tenho um lado muito forte relacionado à religiões e espiritualidade. Esse livro foi indicação do querido Rafael e parece ser extremamente famoso nesse meio mais exotérico e de auto conhecimento. Não sei muito sobre o que se trata, mas como me interesso muito sobre espiritualidade e física quântica e admiro quem me indicou, creio que apenas tenho a ganhar. 






10. O Anticristo (Friedrich Nietzsche)

Sempre tive curiosidade sobre as ideias do Nietzsche e trouxe esse livro pro meu quarto, entretanto este permaneceu sob minhas bagunças e papeladas, distante dos meus olhos. A verdade é que reencontrei-o recentemente e por isso ele está na lista. Sei que questiona as verdade ditas pela igreja católica. Só sei isso. rs Acho que vou começar por ele. Após reencontrá-lo  estou muito curiosa para saber mais. 




  Bom... É isso. Espero que tenham gostado. Se alguém já leu algun desses livros comente, opine, mas sem spoilers, por favor. 

3 comentários :

  1. Bukowski é uma ótima escolha (comecei em janeiro e não parei de ler até agora). Vi alguns vídeos seus e tudo mais. Gostei bastante. Obrigado por existir.

    ResponderExcluir

Comente! Também quero te escutar!

 

Popular Posts

Facebook

Instagram @bianca.lana